Moradores reclamam de rua bloqueada após início da obra no cemitério de Fernando de Noronha
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Moradores reclamam que via foi bloqueada após início da obra no cemitério em Noronha
Moradores do bairro Floresta Velha, em Fernando de Noronha, reclamam de transtornos causados pela obra de ampliação do cemitério da ilha. Segundo eles, a intervenção reduziu a largura da rua lateral e um poste instalado no local impede a passagem de veículos (veja vídeo acima).
De acordo com o aposentado Aldir Leal, a redução da via já afeta serviços básicos. “O caminhão de coleta de lixo, carros-pipa e veículos que transportam material de construção não conseguem acessar a rua”, falou.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Moradores dizem que ficaram com a rua interditada
Ana Clara Marinho/TV Globo
O marinheiro Francisco Silva também reclamou da rua interditada por conta de um poste.
“A situação impede o tráfego e compromete o direito de ir e vir dos moradores. Nem ambulâncias conseguem passar pelo local, é um absurdo”, afirmou.
Já o cozinheiro Francisco Lima Oliveira avalia que a ampliação do cemitério poderia ter sido feita em uma área sem residências, no lado oposto da atual obra.
“Tem área do outro lado e a ampliação do cemitério deveria acontecer naquela região. Desde que começou essa obra estamos com problema, faz quase uma semana que o caminhão do lixo não passa”, afirmou.
Área do cemitério foi ampliada
Ana Clara Marinho/TV Globo
Obra
Segundo a Administração de Fernando de Noronha, a obra tem orçamento de R$ 2,67 milhões e previsão de conclusão em seis meses.
O projeto inclui a ampliação da capacidade de sepultamento, a construção de uma capela, espaços para velórios, áreas de apoio, 132 gavetários e 60 ossuários. Também estão previstas pavimentação, estação de tratamento de efluentes e melhorias na estrutura.
A Superintendência de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente da Administração de Noronha informou que moradores instalaram uma cerca de forma irregular, o que prejudicou a mobilidade no local. Diante da situação, uma equipe de fiscalização foi enviada para solicitar a retirada da estrutura.
O g1 entrou em contato com a Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia em Fernando de Noronha, para saber se o poste será removido. Até a última atualização da matéria, a empresa não havia se manifestado.
Placa da obra que está em fase inicial
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias